sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Planejamento Ecossistêmico na Ilha de Fernando de Noronha será abordado no 2º Seminário do IAB

Uma nova visão sustentável para a ilha de Fernando de Noronha é o tema da palestra dos arquitetos Marcos Borges Dias, Liza Maria Souza de Andrade e Viridiana Gabriel Gomes no 2º Seminário de Planejamento Urbano: Habitação e Desenvolvimento Sustentável. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), núcleo Criciúma, em parceria com a Unesc e CREA, o seminário acontece nos dias 25 e 26 de setembro, no auditório Rui Hülse, na Unesc. “Esta visão ecológica e sustentável que compõe o trabalho da ilha de Fernando de Noronha é que precisa ser discutida pelas prefeituras, empresas e novas construções. As cidades precisam começar a pensar essa nova forma de desenvolvimento e a nova visão pede a renovação de conceitos e práticas”, avalia a diretora institucional do IAB, arquiteta Izes Regina de Oliveira.
De acordo com o trabalho elaborado pelos arquitetos Liza, Viridiana e Marcos sobre a ilha de Fernando de Noronha, caso sua ocupação continue se dando sob o padrão atual, se estará caminhando para o colapso dos habitats terrestres e extinção de algumas espécies marinhas". O estudo dos arquitetos avaliou que caso seja adotada uma nova conduta voltada para a sustentabilidade, o homem poderá atuar como restaurador de um ecossistema que tem sido conduzido ao desequilíbrio por mais de 500 anos.
"Na construção de uma nova conduta, os sistemas urbanos deverão acompanhar a complexidade de relações existentes no ambiente natural." explica Liza.O estudo dos arquitetos propõe uma análise da ocupação urbana guiada por uma visão ecossistêmica, baseado em parâmetros de ecocidades transcendendo as atuais fronteiras disciplinares adotadas nos órgãos gestores para o estabelecimento de indicadores de estrangulamento e projeções de cenários futuros.